A história por trás dos anéis de formatura e as cores de cada curso

03 de Junho de 2019
A história por trás dos anéis de formatura e as cores de cada curso

Os anéis representam diversas situações em nossas vidas, como os alianças de compromisso (link pro post de alianças), noivado e casamento. Sacerdotes e reis também recebem anéis como símbolo de status e poder. Os anéis de formatura não poderiam ser diferente, eles marcam um momento repleto de conquistas e orgulho pela profissão escolhida.  

 

Muitos acreditam que  essa tradição teve início nos Estados Unidos, no ano de 1835, quando um grupo de estudantes da Academia Militar de West Point criou anéis para se diferenciar dos demais alunos. Desde então, essa tradição representa o ritual de passagem para a vida profissional.

 

No Brasil a tradição é presentear os formandos com anéis nas cores específicas, relacionadas ao campo de atuação da profissão.

 

Cada pedra e cada cor tem uma simbologia específica, carreiras de uma mesma área de conhecimento, usam, em geral, a mesma pedra ou pedras de cores parecidas no anel de formatura. Isso representa a idéia de vínculo entre elas, de que fazem parte de uma grande área de conhecimento.

 

 

Vamos considerar aqui as quatro grandes áreas das ciências do conhecimento: ciências exatas, ciências biológicas, ciências humanas e engenharias:

 

 

Ciências exatas e engenharias, indicado o uso da pedra Safira, de preferência azul.

 

O azul remete ao céu, aos limites humanos e à vontade de superar estes limites, característica típica das carreiras de Ciências Exatas.  O azul da pedra do anel de formatura para estas carreiras também representa sabedoria, exatidão e a busca pela verdade.

 

anel-de-formatura-pedra-safira-azul-ciencies-exatas-e-engenharia-safira-ouro-18k

 

Anel de Ouro 18k Formatura Com Diamante e Pedra Natural

 

 

Ciências biológicas, indicado o uso da esmeralda.

 

O Verde, relacionado à natureza e à vida de um modo geral, representa a capacidade de superação e a força de vontade dos seres vivos em vencer. A cor verde também sempre esteve relacionada à questão da cura. Os romanos acreditavam que o verde era a cor da cura e que artefatos desta cor poderiam curar ou então suavizar doenças.

 

anel-de-formatura-pedra-verde-esmeralda-ciencias-biologicas-safira

 

Anel de Ouro 18k Formatura Com Diamante e Pedra Natural

 

 

Ciências humanas: indicado o uso do rubi.

O Vermelho, é a cor da paixão, e representa bem as carreiras de humanas, as artes e também o dom da palavra, da escrita e da fala.

 

anel-de-formatura-para-o-curso-de-ciencias-humanas-pedra-rubi-cor-vermelha-safira

 

Anel de Ouro 18k Formatura Com Diamante e Pedra Natural

 

 

Confira a indicação de pedras para cada curso:

 

tabela-dos-cursos-relacionado-com-cada-pedra-anel-de-formatura-safira

 

Nossa coleção de pingentes com os símbolos de cada curso são uma opção especial de presente:

 

 

pingentes-de-formatura-ouro-18k-safira

 

 

 

Gostou? Clique aqui para conhecer mais opções e modelos.

 

Leia também